segunda-feira, 21 de junho de 2010

Tema1 : Como você enxerga o mercado de trabalho e as oportunidades de emprego?




Há vários brasileiros que fazem parte das altas taxas de desempregados, que aumentam cada vez mais com o passar dos anos. E podemos dizer que há sim uma grande quantidade de vagas oferecidas no mercado de trabalho, mas elas exigem trabalhadores qualificados, com conhecimentos técnicos e muitas vezes com um longo período de experiência para desempenhar suas futuras funções. O mercado de trabalho esta cada vez mais rigoroso nos seus critérios de seleção.

Todos os anos milhares de jovens tentam ingressar no mercado de trabalho em busca de seu primeiro emprego, em busca de sua independência financeira, em busca de uma profissão. Mas além do índice de desemprego entre os jovens ser maior, ainda existe a qualidade dos empregos que conseguem obter, ela normalmente é inferior.

E não podemos deixar de citar também a discriminação que até os dias atuais ainda fazem parte da vida dos brasileiros, nem todos os grupos populacionais são vistos da mesma maneira, ainda há discriminação quanto à idade, raça e até mesmo do sexo.

A competitividade do mercado de trabalho obriga o profissional do futuro, nós jovens, a nos qualificar em várias áreas, garantindo assim o ingresso e a continuidade dentro do mercado.

A preferência é a de se fazer cursos técnicos e profissionalizantes, que aliam teoria à pratica, e também muitas vezes dão oportunidades de estágio. Depois do primeiro emprego garantido, a atualização é indispensável, uma vez que é rápido o avanço tecnológico; a tecnologia já domina a maior parte do mercado.


A gente fez uma enquete com três perguntinhas à Luci Berenice Damaso
da Silveira, professora de Preparação para o trabalho, do Senai- Canoinhas.


A gente pergunta:
Qual sua visão do mercado de trabalho e as oportunidades de emprego?
A professora responde:- O mercado de trabalho (Brasileiro) acredito que está bem aquecido, devido ao bom momento da economia e há muitas vagas de trabalho, contudo cada vez mais exige-se qualificação, versatilidade e informação dos futuros profissionais.
A gente pergunta:- A grande maioria dos jovens já percebeu a alta competitividade do mercado de trabalho, ou ainda está meio “dormindo”?
A professora responde:- Acredito que os jovens compreendem bem as reais possibilidades do mercado de trabalho, quais sejam, educação e qualificação constante da mão de obra, incluindo aí muita matemática e português. Sinais dessa necessidade são percebidos na preocupação de muitos jovens em conciliar ensino médio com cursos técnicos, inglês, informática entre outros, possibilitando assim a conquista do primeiro emprego, antes mesmo da entrada na Universidade. Contudo o jovem deve ficar atento as tendências do mercado de trabalho e investir no empreendedorismo e na inovação, qualidades indispensáveis aos profissionais que buscam sucesso e realização profissional.
A gente pergunta:- “O bicho papão”: O primeiro emprego é realmente muito difícil, ou isso agora é lenda?
A professora responde:- Nem lenda nem bicho papão. O jovem que compreende a necessidade de estudar e buscar conhecimento não enfrentará grandes dificuldades. Uma boa dica para iniciar a vida profissional são os estágios, que podem ser iniciados no ensino médio perpassando a graduação, eliminando assim o fantasma da "inexperiência".

E foi isso aí gente!
Equipe Epitáfio.

4 comentários:

  1. Nossa esse Blog é muito legal ele fala muitas coisas importantes, o jovem hoje em dia se não focalizar nos estudos não consegue mesmo chegar a lugar algum eu por exemplo estou trabalhando agora mas sempre estou procurando fazer alguns cursos por que sei que no futuro eles vão me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  2. *-* Muito legal! Bastante criativa a imagem *-* Bjos

    ResponderExcluir
  3. blog legal esse hein gostei muito principalmente da entrevista

    ResponderExcluir