terça-feira, 6 de julho de 2010

Tema 03: Qual a importância de um curso superior?


Estamos mais uma vez aqui, e agora para discutirmos a importância do curso superior. Bom, o curso superior é o nível mais elevado do sistema educacional.
É realizado após o termino do ensino secundário (ensino médio), aonde o estudante se preparará para exercer a profissão escolhida, mais aí talvez esteja um dos maiores problemas, em qual curso superior ingressar?
Podemos procurar por um teste vocacional, para tentar optar por um deles.
Os cursos oferecidos são muitos em diversas áreas. O grande dilema é Curso superior ou técnico? Bom, o curso superior (faculdade), hoje é indispensável para um emprego com um bom salário o curso técnico proporciona uma rápida entrada no mercado de trabalho, porém o salário normalmente é inferior (claro que há sim exceções, dependendo da área).
Como já citamos no primeiro post, o mercado de trabalho está cada vez mais rigoroso com seus critérios de avaliação. E como todos nós já sabemos um cursinho básico de informática e o domínio de mais de um idioma deixou de ser o “algo a mais” no trabalhador para se tornar indispensável e, uma saída é o curso superior e depois é possível fazer uma pós-graduação e também até um doutorado.
Os investimentos neste tipo de curso é mais alto do que para o curso técnico, porém as pessoas formadas tem retorno financeiro no futuro. Um profissional com um curso superior é bem remunerado.
As facilidades de se fazer uma faculdade também são muitas, bolsas, tanto da própria faculdade como do governo ou PROUNI é um exemplo disso. Também as faculdades a distancia que chegam até lugares de difícil acesso e faz uso da tecnologia a seu favor.
Então no final do ano é só caprichar no ENEM, tentar um vestibular e... Se esforçar bastante! Ah mais antes, a gente tem que decidir o curso que vai fazer né!? Aí é que esta a parte difícil.
Equipe Epitáfio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário