segunda-feira, 19 de julho de 2010

Tema 5:

Bom, aqui a pacata cidade de Canoinhas, Janaína e Jairo, integrantes da equipe, moram em um bairro industrial da cidade chamado "Cohab-1"(tem umas três indústrias grandes e mais um montão de pequenas). Digamos que aqui o quadro de empregos é um pouco diferente, faltam trabalhadores para as indústrias, e não sobram vagas.
Então Vamos lá Tema cinco!
A sobra de vagas, por falta de profissionais se deve ao fato de que as pessoas qualificadas buscam outras cidades para exercer sua profissão. Isso se denomina "fuga de cérebros"(nomezinho engraçado não?). Bom, o que seria fuga de cérebros exatamente?
É a emigração dos profissionais formados(qualificados) para outras cidades, estados ou países(lembrando que isso acontece em grande escala no Brasil)que estão em busca de melhor reconhecimento, remuneração e por aí vai.
Os segmentos da indústria que consideramos mais interessantes são:
Indústria têxtil(afinal todo mundo usa roupas não é mesmo?)
Indústria alimentícia(todo mundo precisa comer, FATO).
Indústria moveleira e Agroindústria.
Bom, a parte dos parênteses foi só uma piadinha para descontrair. O verdadeiro motivo para que consideremos esses segmentos da indústria interessantes é o fato de estarem em expansão e também serem"ponto forte"de Santa catarina. Vamos citar exemplos de grandes empresas que se destacam na exportação e por serem marcas já bastante conhecidas.
- A empresa Hering de Blumenau(a primeira indústria têxtil de Santa Catarina) e também a pioneira nas exportações.
http://www.hering.com.br

- A empresa Brasil Foods (união das empresas Perdigão e Sadia) sediada na cidade de Itajaí
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_Foods_S.A

- Grupo Rudnick de São bento do Sul, empresa do ramo moveleiro.
http://www.rudnick.com.br/novo/index.php

Links interessantes:

http://www.cni.org.br/portal/data/pages/FF808081239C151201239F3211D766CE.htm

http://www.weg.net/br/Media-Center/WEG-na-Imprensa/Diversos/Santa-Catarina-tem-46-empresas-entre-as-mil-maiores-do-Pais-segundo-a-Exame

Equipe epitáfio =*

Nenhum comentário:

Postar um comentário