terça-feira, 13 de julho de 2010

Tema 4: A diversidade de cursos + diversidade de instituições de ensino.















Hoje a diversidade é muito grande, tanto de cursos oferecidos, como de instituições educacionais. Há as privadas, as federais, estaduais (públicas) e as que os cursos são ministrados a distância.

Em todas quase tudo é basicamente igual. Nas públicas o governo dá subsídios para os estudantes, como exemplo podemos citar o PROUNI. Nas privadas o aluno deve pagar uma mensalidade de valor X que varia de acordo com o curso, mas também há descontos e bolsas, tanto por nota obtida no VESTIBULAR, como por condição financeira desfavorável. Nas faculdades à distância os estudantes também pagam uma mensalidade, a diferença é no material utilizado e os professores não estão sempre presentes. As aulas são ministradas a distância, o material pode ser em vídeo, pela internet e também há materiais disponibilizados em forma de MP3, além dos livros e apostilas, é claro. O valor total dos cursos também normalmente é menor se comparados com os de instituições privadas em que as aulas são totalmente presenciais.

Também há diferenças na forma de seleção e na média que se deve obter para poder ingressar no ensino superior. Nas particulares normalmente se torna mais fácil, uma vez que você estará pagando pelos serviços oferecidos pela mesma (mas nem tão fácil assim!). Nas públicas, torna-se mais complicado, pois as vagas são muito disputadas, a quantidade de pessoas que participam da seleção é bem maior. Você tem realmente que se dedicar muito e principalmente estudar pra valer.

Bom, se você não é do tipo estudioso (e eu espero que este não seja seu caso), é bom você ter um trabalho garantido, ou então, que você seja um(a) bom menino(a) para que papai e mamãe ajudem na mensalidade da faculdade. Ou então é melhor você enfiar a cara nos livros, porque realmente para conseguir uma vaga nas instituições públicas é preciso merecer. Afinal um bom curso de ensino superior poderá ser a garantia de um futuro brilhante.






Um comentário: